Como prometido é devido cá estou eu para dar inicio ao tema (estudo de software de gestão de bibliotecas). É de realçar que dado à quantidade de informação, eu vou disponibilizá-la por partes.
Antes de mais queria deixar aqui alguns conceitos que podem ser importantes para perceber melhor sobre o tema e fazer uma breve introdução.
Acervo:
É
o conteúdo de uma colecção privada ou pública, podendo ser de
carácter bibliográfico, artístico, fotográfico, científico,
histórico, documental, misto ou qualquer outro.
Aquisição:
Modalidade de obtenção
de documentos por uma biblioteca, um arquivo, um serviço de
documentação, etc. Permite aumentar e actualizar um fundo de uma
biblioteca, de um arquivo, de um serviço de documentação, etc., em
função dos seus objectivos; pode ser feita por compra, oferta ou
permuta, ou depósito legal; num arquivo a aquisição de documentos
ou arquivos é feita a título de compra, depósito legal, doação,
incorporação, legado, reintegração ou transferência.
Catalogação:
Elaboração, segundo princípios normalizados, de uma notícia
bibliográfica sinalética, analítica ou descritiva de um documento,
tendo em vista a criação e actualização do catálogo. Parte da
biblioteconomia que trata das normas que se devem seguir na
elaboração dos catálogos.
CGI:
Common Gateway Interface,
tecnologia que permite gerar páginas dinâmicas.
Copyleft:
É
uma forma de usar a legislação de protecção dos direitos dos
autores com o objectivo de retirar barreiras à utilização, difusão
e modificação de uma obra devido à aplicação das normas de
propriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam
preservadas em versões modificadas.
Copyright:
São as denominações utilizadas em referência aos direitos dos
autores de suas obras intelectuais que podem ser literárias,
artísticas ou científicas.
Daemons:
Programa de computador que funciona em segundo plano, e não sob o
controlo directo do utilizador.
Fascículos:
É publicação editada
em cadernos, em ordem numérica, normalmente encontrada em bancas
de jornal, com lançamento geralmente semanal ou quinzenal. Depois de
um determinado período completa-se a colecção de
volumes que fazem parte de uma obra completa podendo-se depois
encaderná-los.
Kardex:
Catálogo onde se registam e classificam os periódicos: jornais,
revistas.
Z39.50:
Consiste num
protocolo de
comunicação cliente
servidor de
padrão internacional que permite
pesquisa e
recuperação de informação em redes
computadores distribuídos.
E corresponde à norma ISO23950:1998.
MARC
21: É
um termo para qualificar cada parte de um registo no catálogo de
forma que possa ser utilizada pelo computador.
MARC:
Acrónimo para machine
readable cataloging
(catalogação legível por máquina), método de organizar dados
(formato), de modo que um registo bibliográfico e os dados neles
contidos possam ser identificados pelo computador. Foi criado
essencialmente para possibilitar o intercâmbio de todas as formas de
dados bibliográficos.
OPAC:
Acrónimo de online
public access catalog,
catálogo de acesso público em linha. Consiste num base de dados
online
com os materiais de bibliotecas ou grupos de bibliotecas, permite
encontrar livros e outros materiais que são localizados fisicamente
numa biblioteca.
Software
Comercial: É
o software
desenvolvido por uma empresa com o objectivo de lucrar com sua
utilização. Comercial não é o mesmo que proprietário, existe
software livre que é
comercial e, também, o software não-livre não-comercial.
Software
Proprietário: É
aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são limitadas
pelo seu proprietário.
UNIMARC:
Acrónimo de universal
machine readable cataloging,
implementação específica da norma IS0 2709/1981 que estabelece o
formato internacional de registos de
dados
bibliográficos em formato legível por máquina, entre as agências
bibliográficas nacionais universal MARC.
Breve Introdução
Com
a crescente mudança tecnológica os bibliotecários são
constantemente confrontados com número considerável de SIGB,
mas nem sempre esses softwares
possuem os requisitos
necessários para gestão das bibliotecas, dai a necessidade do
conhecimento geral dos processos internos e externos da biblioteca
para uma boa gestão e implementação desses tipos de softwares.
Para que possam alinhar a sua infra-estrutura de TI e os seus
processos internos e externos existe um conjunto de software
para gestão integrada
de bibliotecas, que permite aos bibliotecários mapear e organizar os
seus processos facilitando assim na integração funcional, maior
agilidade nas actividades que envolvem máquinas, pessoas, tarefas e
aplicações para servir melhor aos seus utilizadores. Os SIGB
(software
comercial, proprietário, software
open source e freeware)
têm que possibilitar
a automatização dos processos de trabalho de uma biblioteca e,
normalmente estes sistemas estruturam-se em grandes módulos (módulo
de gestão de periódicos, módulo de catalogação, módulo de
consulta, pré-catalogação, módulo de aquisição e encomenda,
módulo de empréstimos e circulação) para a gestão de áreas
funcionais e não funcionais específicas, permitindo assim a
interoperabilidade entre os diversos componentes e serviços
externos, através de normas e protocolos específicos.
Os
sistemas de informação a tecnologia e as bibliotecas são hoje em
dia indissociáveis, pois permitem aos profissionais com
responsabilidades pela flexibilidade, agilidade e perspicácia das
bibliotecas uma vantagem competitiva que de outra forma seria quase
impossível conseguir. Por outro lado possuir dados guardados, ter
informações disponíveis, e a partir dessas informações e dados
conseguir gerar conhecimentos para as bibliotecas representa grandes
vantagens. Os sistemas de informação encontraram nas tecnologias de
informação e comunicação, a possibilidade de potenciar o seu
rendimento e gerar valor para as grandes bibliotecas, daí referir
que os sistemas de informação a tecnologia e as bibliotecas são
indissociáveis. As bibliotecas públicas e não só precisam
desempenhar o seu papel tendo sempre como objectivo principal, o
estabelecimento de estratégias que permitam alcançar os melhores
resultados possíveis em sua prestação de serviços, por meio de
inovação e adopção de tecnologias referência na área de gestão
de biblioteca e, uma boa opção seria o uso de software
livre. Pois com o
surgimento das novas tecnologias da informação
agregadas ao sistema open
source algumas
alternativas desses sistemas têm sido distribuídas na internet.
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