quinta-feira, 9 de maio de 2013

Estudo Sobre Software de Gestão de Bibliotecas (parte 4 continuação)



Software proprietário

Software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu proprietário. Para usar, copiar ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário ou pagar para poder fazê-lo. Para ter acesso ao código fonte também é preciso adquirir uma cópia de licença ou pedir autorização ao seu proprietário. O conceito de “open source” está em oposição directa ao conceito de “software proprietário”, onde o acesso ao código fonte está limitado ao seu fornecedor. Temos alguns exemplos de software proprietários mais conhecidos como, Microsoft Windows, Microsoft Office, RealPlayer, Adobe Photoshop,Mac OS, WinZip, algumas versões do UNIX. A nível de bibliotecas temos, SopfiA Biblioteca, Zeus, OrtoDocs e Sábio etc…

Segundo (Gonçalo Segorbe, 2008 / 2009, p. 25 a 26), como qualquer programa, software proprietário possui vantagens e desvantagens, indicadas a seguir na tabela:


Vantagens
Promove o crescimento das indústrias de software através da venda dos seus produtos;
Tende a ser inovador, para que as empresas não percam mercado para o software livre;
É normalmente mais fácil de configurar e usar;
Possui apoio e suporte técnico do fornecedor.
 

Desvantagens
Aprisionamento tecnológico, que manifesta uma dependência ao fornecedor, que só ele pode realizar melhorias e/ou actualizações;
Código fonte fechado, impedindo acesso às informações de segurança e qualidade do produto;
Alto custo do sistema.

 

  Software freeware

Software gratuito (freeware) é definido como sendo o software que pode ser usado sem efectuar nenhum tipo de pagamento, mas não é possível o acesso ao seu código-fonte, portanto não se pode alterá-lo e, só é possível usá-lo da forma como é disponibilizado.

Muitas vezes os proprietários desses tipos de softwares exigem que os utilizadores efectuem o cadastro e só depois disponibilizam o software. Como exemplo de software freeware temos o realPlayer que é um software criado para ver e fazer download de vídeos na internet, para ouvir músicas e programas de rádio. Está disponível em duas versões. A versão mais simples é freeware, e a versão mais sofisticada requer o pagamento de uma licença, o que implica dizer que a versão mais sofisticada é comercial. A nível de gestão de biblioteca existe minibiblio 2.0, biblioteca fácil, bibliotecaQ. Este tipo de software possui vantagens e desvantagens, indicadas a seguir na tabela:

VANTAGENS
Não tem taxa de utilização, portanto é gratuito;
Sem custo de aquisição de licença;
Garantia de protecção de propriedade intelectual.
  

DESVANTAGENS

Não é permitido o acesso ao código fonte, portanto não é possível alterá-lo;
Actualização/suporte dependente do seu proprietário;
É necessário efectuar o cadastro para que o software possa ser disponibilizado.
                                                                                                         

Sem comentários: