quarta-feira, 8 de maio de 2013

Estudo Sobre Software de Gestão de Bibliotecas (parte 2)

Os sistemas de bibliotecas 

Um conceito normal de uma biblioteca seria um espaço físico onde se colocam livros, documentos organizados para uso do público em geral ou particular, segundo (Barker, 1994) existem quatro definições de bibliotecas, tais como: 

Biblioteca convencional: consiste nos vários suportes que são utilizados como meio independente para armazenamento da informação. As bibliotecas convencionais possuem livros e periódicos que convivem com fitas, vídeos, CD-ROM e microfilmes. Os processos de gestão e organização nestas bibliotecas são praticamente manuais e, apesar de os computadores estarem disponíveis para os utilizadores esta tecnologia não é utilizada para a realização de qualquer forma de automação das bibliotecas. 

Biblioteca electrónica: são sistemas de bibliotecas nos quais os processos básicos da biblioteca são de natureza electrónica, o que implica ampla utilização de computadores e de suas facilidades na construção de índices online, busca de textos completos e na recuperação e armazenamento de registos.

Biblioteca digital: contém apenas informação na forma digital podendo residir em meios diferentes de armazenamento, como memórias electrónicas, tais como os discos magnéticos e ópticos. Desta forma a biblioteca digital não contém livros na forma convencional. A informação pode ser encontrada em locais específicos e/ou remotamente por meio de redes de computadores.

Biblioteca virtual: é definida como um tipo de biblioteca que para existir depende da tecnologia da realidade virtual.


A origem da biblioteca perde-se na antiguidade, mas já existia nas grandes civilizações como no Egipto, na Mesopotâmia e em Roma, sendo que a biblioteca de Alexandria1 foi a mais conhecida e famosa de todas as outras bibliotecas existentes. Apesar de cada autor defender o seu ponto de vista sobre a definição da biblioteca, segundo refere (Grossi, 2008,p. 55 a 59) a partir do século XVIII e até aos dias de hoje, as bibliotecas sofreram transformações resultantes das mudanças ocorridas com a revolução industrial e, depois com a sociedade pós-industrial foram entendidas como agência social de comunicação. Podem ser classificadas de acordo com sua finalidade em:

  • Bibliotecas Publicas
  • Bibliotecas Nacionais
  • Bibliotecas Especializadas
  • Bibliotecas Infantis
  • Bibliotecas Especiais
  • Bibliotecas Universitários
  • Bibliotecas Escolares
  • Bibliotecas Populares ou Comunitários



1 Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Foi criado sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até a Idade Média, quando foi totalmente destruída por um incêndio casual. Acredita-se que a biblioteca foi fundada no início do século III a.C., concebida e aberta durante o reinado do faraó Ptolemeu Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Alexandria

1 comentário:

Unknown disse...

Mais tarde continuarei a falar sobre o assunto, obrigado a todos vós que tem visto o meu blog, por isso, vai um grande abraço de Lenine Vieira Rocha