quinta-feira, 30 de maio de 2013

Processo de Negocios Enquadramento Teorico


A tecnologia e a organização são hoje em dia indissociáveis, pois permite aos profissionais com responsabilidades pela flexibilidade, agilidade e perspicácia das organizações uma vantagem competitiva que de outra forma seria quase impossível conseguir. Hoje em dia não interessa só conhecer a tecnologia e compreender o seu funcionamento, importa também perceber o papel que essa tecnologia pode desempenhar no funcionamento das organizações, que impacto pode provocar na organização, como as tecnologias apoiam os gestores e as actividades e processos da organização, e sobretudo aprender a usá-la para que este possa gerar valor para a organização. É fundamentalmente que a dinâmica da organização passe pela coordenação e ajuste de quatros grandes áreas complementares como por exemplo: 
  • As pessoas 
  • Os sistemas informáticos 
  • A informação 
  • Os processos
Com a crescente mudança tecnológica as organizações são obrigadas a adaptarem os seus processos internos bem como as suas actividades externas, sendo assim, torna-se imperativo que possuam óptima infra-estrutura de Tecnologias de Informação alinhada ao seu processo de negócio. Para alinhar a sua infra-estrutura de Tecnologias de Informação e os seus processos internos e externo surgiu o BPM (business process manegement), que permite às organizações mapear e organizar os seus processos, facilitando assim na integração funcional, maior agilidade nas actividades que envolvem máquinas, pessoas, tarefas e aplicações para atingir os seus objectivos de negócio.

BPM – é a sigla para business process modeling e consiste num conjunto de conceitos e técnicas que visam a criação de um modelo com os processos de negócio existentes numa organização.

O rápido crescimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação bem como o surgimento de novas formas de gestão obriga a alterações profundas nas organizações, onde obriga que as organizações anteriormente centradas numa estrutura voltada para departamentos e tarefas isoladas mudem para um modelo organizacional mais simples e dinâmico, uma visão centrada em processos de negócio. O surgimento de processo de negócio bem como novas linguagens de apoio a modelação, como linguagem BPMN e UML veio facilitar a tarefa dos gestores na mudança para um modelo organizacional mais simples e dinâmico, e uma visão centrada em processos de negócio.

BPMN – é a sigla para business process modeling notation, e consiste numa notação gráfica simples e poderosa para especificação visual e modelação de processos de negócios.

A linguagem BPMN é um conceito novo que surgiu no mercado e tem como objectivo a melhoria continua dos resultados das organizações, através da melhoria dos processos de negócio. Obriga a que as organizações optem por uma mudança do seu modelo de funcionamento, através do envolvimento de toda a equipa de trabalho de forma a tornar efectiva essa mudança, e permite ainda através do envolvimento de toda a equipa de trabalho o desenvolvimento de iniciativas que levam à melhoria da qualidade dos processos com vista à concretização, monitorização e análise dos objectivos pré-definidos. Enquanto a linguagem UML através dos seus diagramas permite representação simples e intuitiva dos processos da organização com vista a compreender melhor os mecanismos do negócio da organização.


Nota: os conceitos como processo de negócio, linguagem BPMN, UML e suas técnicas. E serão descritos posteriormente.


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