sexta-feira, 31 de maio de 2013

Processo de Negocios (O Conceito de Processo de Negócio)

O Conceito de Processo de Negócio

Podemos então definir processo de negócio como sequências de actividades, com princípio e fim, input e output devidamente identificados, que consomem recursos e produzem um bem ou um serviço que tem valor para um grupo de clientes, ou para organização.

A modelação e definição de processos de negócio permite ao analista de negócio ou gestor de uma empresa a compreender o funcionamento interno e externo da organização. A partir dessa modelação e definição torna-se possível determinar quais as tarefas de um processo que podem ser automatizadas, quais as actividades que demoram mais tempo a serem realizadas e mais importante ainda permite identificar falias de serviços. Os processos de negócios de uma instituição são formados pelo conjunto de actividades relacionadas entre si, descrevem o que a organização faz e tem como propósito para alcançar os objectivos finais definidos.

Os processos de negócios devem ter as seguintes características: Ser uma actividade ou área específica de controlo da organização; Ser compostos por um ou mais sub-processos; Ser realizados por uma ou mais áreas da organização; Ser realizados por um ou mais indivíduos (actores) da organização; Envolver uma ou mais actividades.

Sendo assim segundo os autores, (Michael Hammer e James Champy), “um processo de negócio é colecção de actividades que usam um ou mais tipos de entrada e criam uma saída que seja de valor para o cliente”. Um processo de negócio tem um objectivo e é afectado por actividades e eventos que ocorrem dentro e fora do ambiente da organização.

Para (Mauro Nunes e Henrique O'Neill) “no contexto dos sistemas de informação da gestão, define-se processo de negócio como um conjunto integrado de actividades de uma organização, que procura satisfazer um determinado objectivo e no qual participam um ou mais actores. (Página 57 do livro “Fundamental de UML”)”.

No entanto para Davenport o processo de negócio está no como é feito e não no que é feito. E define processo de negócio como “uma ordenação específica de actividades localizadas no espaço e no tempo, com um início e um fim, inputs e outputs específicos”.


Como se pode observar na Figura em cima um processo de negócio bem definido tem que passar um por um conjunto de etapas pré-definidas para que se consiga atingir os objectivos finais do negócio, começando com definição do plano de negócio, passando pela avaliação do sistema de conhecimento até avaliação do risco financeiro terminando com apresentação do relatório final.

_________________________________________________
Actividades – Segundo (Mauro Nunes / Henrique O'Neill) é comportamento que persiste durante a duração de um estado. (Página 213 do livro “Fundamental de UML”).
_________________________________________________
Processo – Mostram como diversos elementos de um sistema si interagem. É uma actividade realizada por uma empresa e composta por uma serie de etapas e controles.
_________________________________________________
http://www.radarestrategico.com.br/jl/images/p_negocio.jpg
_________________________________________________
Actor (es) – Segundo (Mauro Nunes / Henrique O'Neill) um actor é uma entidade externa de qualquer tipo que interage com o sistema. Os actores podem ser dispositivos físicos, pessoas ou sistemas de informação. (Página 213 do livro “Fundamental de UML”).

Sem comentários: