quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tecnologias de Integração (Oracle)

Oracle

A Oracle é uma empresa de produtos de integração de Sistema utilizando diversas ferramentas que permitem a interligação entre os vários tipos de sistemas dos quais destacamos o Oracle BPA Suite, Oracle SOA Suite –BPEL/Business Rules e Oracle SOA Suite – BAM entre outros. A Oracle é basicamente uma ferramenta cliente/servidor para a gestão de Base de Dados.


Oracle BPA Suite: 

A oracle BPA Suite apresenta uma solução completa para modelagem, análise, simulação e publicação de processos de negócio em toda a organização. Pois oferece uma interface simples e intuitiva voltada para os usuários de negócio. Possui uma abordagem de desenvolvimento "top-down", na medida em que fornece ferramenta necessária para capturar desde os objectivos estratégicos do negócio até às detalhes de actividades de um processo. A simulação é outro recurso poderoso que permite conhecer melhor os processos, comparar cenários e realizar optimizações antes mesmos de colocá-los em execução. Um dos maiores diferenciais desta solução é, sem dúvida, o facto dela estar integrada à suite de execução de processos. Esta integração permite, por exemplo, a geração automática de um modelo em padrão de execução (BPEL - Business Process Execution Language) a partir de uma notação de modelagem de processo de negócio (ex. BPMN - Business Process Modeling Notation). A integração bi-direcional entre as ferramentas, simplifica muito a comunicação entre as áreas - negócios e TI - auxiliando no alinhamento entre tecnologias de informação e as estratégias das organizações.


 Oracle SOA Suite 

BPEL/Business Rules: oferece solução que permite implementar e executar processos negócios. A arquitectura modular e flexível da Oracle SOA Suite permite que serviços sejam criados, gerados e orquestrados em aplicações compostas e processos de negócios. A suite endereça importantes questões como, por exemplo, o suporte a processos de workflow com interação humana e machine-to-machine, regras de negócios (ou business rules), além da orquestração de serviços em processos de negócio. A suite possui recursos poderosos para integração de sistemas, propiciando ampla conectividade com diferentes tipos de aplicações, incluindo o legado da empresa. Tal capacidade permite reaproveitar e optimizar os investimento já existentes, além de agilizar a entrega de novos processos e serviços.

Oracle SOA Suite 

BAM: O BAM (ou Business Activity Monitoring) é uma prática, que se baseia no uso da tecnologia para definir, monitorar e analisar indicadores de performance (ou key performance indicators - KPIs), gerar alertas e reagir em tempo real diante de determinados eventos de negócios. O Oracle BAM é uma solução completa que suporta a criação de dashboards(ou painéis) interactivos, além da criação de alertas pró-activos (emails, SMS, etc…), permitindo o monitoramento em tempo real de serviços e processos de negócios. O BAM oferece aos executivos, gerentes de operações e áreas de negócios em geral, as informações de que precisam para tomar melhores decisões e agir rapidamente diante de mudanças no ambiente de negócios.

Sem comentários: