terça-feira, 11 de junho de 2013

Processo de Negocio (Linguagens de Execução de Processos de Negócio)

Linguagens de Execução de Processos de Negócio


Até agora falou-se na modelação de processos, notação BPMN, linguagem UML e seus diagramas, na definição de processo de negócio e nas formas que os podemos representar, como já foi dito antes existe um conjunto de técnicas e linguagens que permitem representar processo de negócio.

Sendo assim durante esta capitulo será feita a passagem da notação BPMN para a linguagem de execução, BPEL .

BPEL4WS, ou BPEL - é a sigla para Business Process Execution Language, é uma linguagem que hoje assume grande importância na modelação de processo de negócio, uma vez que permite resolver os problemas associados ao crescente aumento da complexidade dos processos.

A linguagem BPEL foi desenvolvida pelo Microsoft, IBM e BEA, e combina a XLANG e WSFL, onde a primeira versão foi desenvolvida em Agosto de 2002. A razão principal para o qual o BPEL foi criado está em orquestrar e coordenar os Web Services para que eles possam atuar no comportamento transacional e colaborativo das organizações.

Segundo Weerawarana “O BPEL fornece uma linguagem para especificar processos de negócio e o estado dos processos, descrevendo como acontece o relacionamento entre os Web services. Isto inclui especificar como um processo de negócio utiliza os Web services para alcançar seus objetivos, e a publicação de um Web service de negócio”.

Sendo assim os aspectos principais do BPEL a ser destacados são:

  • Permite definir um modelo para descrever o comportamento de um processo de negócio com base em interações entre os processos e os seus atores; 
  • Permite definir uma ou mais regras do protocolo de negócio; Usa o XML para especificar e descrever processos de negócio; 
  • Descreve a lógica dos processos de negócio;
  •  Envia mensagens para os Web Services.

Sem comentários: