domingo, 12 de maio de 2013

A gestão do conhecimento nas organizações (Parte 1)

Dados, informação, Conhecimento e as organizações

Fonte: http://incognitainformacoes.blogspot.pt/2011/04/informacao-e-conhecimento.html
 

Antes de começar a falar sobre gestão de conhecimento é importante frizar aqui alguns conceitos importantes como dados, informação e o conhecimento, ou seja, não se pode falar de gestão de conhecimento sem antes falar desses três conceitos:

Enquanto conhecimento pode ser entendido como a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar, de modo que a informação possa ser utilizada para acções importantes e tomadas de decisões. 

Os dados são um conjunto de factos discretos e objectivos sobre os acontecimentos. Também o conhecimento pode ser visto como “uma capacidade de agir”. 

A informação é o sentido que atribuimos a cada dado, ou seja quando nos deparamos com os dados, a nossa primeira acção é atribuir-lhes um significado, 

E dados são fenômenos desprovidos de qualquer significado. 

As organizações possuem um conjunto de conhecimentos partilhados por todos e por outro lado possui um conjunto de conhecimentos que pertencem a indivíduos e pequenos grupos, por isso as organizações codificam e simplificam este conhecimento e disponibilizam-no a toda a organização, sendo assim de uma forma breve, “organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.” (Maximiano(1992)). 

Uma organização é a soma de um conjunto de elementos como pessoas, máquinas, e outros equipamentos financeiros, por isso, qualquer organização que queira atingir a excelência organizacional tem que funcionar como um todo e não como elementos separados, também, que funciona à base de informação, dados e o conhecimento.

Conhecimento é a interpretação dos dados e da informação. É a informação aplicada à acção. O conhecimento, será então um conjunto formado por experiências, valores, informação de contexto e criatividade aplicada à avaliação de novas experiências e informações (Antonio Serrano/Cândido Fialho). 

O conhecimento cresce quando partilhado e não se deprecia com o uso. Enquanto os recursos materiais decrescem à medida que são utilizados, os recursos do conhecimento aumentam com o seu uso: idéias geram novas idéias e o conhecimento partilhado permanece com o transmissor, ao mesmo tempo que enriquece o receptor (Davenport e Prusak, 1998).

Algumas Caracteristicas de dados, informação e o conhecimento:

Dados: Simples observações sobre o estado do mundo
  • Facilmente estruturados;
  • Facilmente obtidos por máquinas;
  • Frequentemente quantificados;
  • Facilmente transferiveis.
Informação: Dados dotados de relevância e propósito
  • Requer unidade de análise;
  • Exige consenso em relação ao significado;
  • Exige necessáriamente, a mediação humana.
Conhecimento: Interpretação, reflexão e sintese dos dados e da informação
  • Difícil estruturação;
  • Difícil captura em máquinas;
  • Frequentemente tácito;
  • Difícil transferência;
  • Exige a acção e a criação das pessoas.

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