segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Gestão do Conhecimento nas Organizações (Parte 2)

Conhecimento explícito e conhecimento tácito

Existe vários tipos de conhecimento como por exemplo conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico, mas hoje vou falar somente sobre conhecimento explicito e conhecimento tácito, porque considero da maior importância para o desenvolvimento pessoal no nosso emprego ou no trabalho de dia-a-dia e é da maior importância para as organizações, principalmente as orientais. 

Fonte: http://gc-ajlmmp.wikispaces.com/Tipos+de+Conhecimento


O conhecimento hoje em dia tornou-se num aliado importante dentro de uma organização e tem contribuindo para o aumento de competitividade das organizações. 

Sendo assim, conhecimento explícito pode ser entendido como conhecimento dos factos que é adquirido pela educação formal.

Conhecimento tácito é um conjunto de conhecimento que é pessoal e que pode ser adquirida através da experiência no trabalho e no dia-a-dia, por isso, diz-se que é pessoal e não propriedade da organização, pode ser entendido como capacidades adquiridas, sobretudo através do treino e da prática. 

O conhecimento explícito refere-se ao conhecimento que é transmissível em linguagem formal, sistemática.

E o conhecimento tácito possui uma qualidade pessoal. Podemos adquirir o conhecimento ao longo da vida, está na cabeça das pessoas.

Enquanto que conhecimento explícito é formal, fácil de transmitir, pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas.

Por outro lado, é importante referir que o problema com o conhecimento tácito é que, por estar directamente ligado às pessoas, é difícil de ser absorvido por uma organização inteira, por isso, é frequente hoje em dia ouvir nos discursos dos empresários e não só que, as pessoas são o maior activo da empresa, justamente porque com o passar do tempo as pessoas adquirem certo tipo conhecimento que não é possível encontrar no livro, nas bibliotecas e nas universidades. Este tipo de conhecimento é adoptada hoje em dia principalmente por organizações orientais, sobretudo as japonesas, enquanto nos Estados Unidos e União Europeia tem sido desenvolvido, esforço no sentido de transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito, através de criação de base de dados de grande dimensão e partilhada, em processos e documentos.

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