quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fecho do Capitulo Estudo Sobre Software de Gestão de Bibliotecas



Resumo final

O sistema pergamum possui os principais módulos/funções de uma biblioteca, tornando-se num software de gestão de biblioteca que pode ser utilizado unicamente pelos utilizadores internos da biblioteca, ou instituições com senhas de acesso. Actualmente são utilizados por número considerável de instituição, como por exemplo, na área de educação superior. O seu objectivo principal é aproveitar as principais ideias de cada instituição, a fim de mantê-lo actualizado e torná-lo capaz de gerir qualquer documento. Permite partilha de conteúdo académico das instituições, permite partilhar os dados existentes entre todas as instituições que fazem parte deste processo, minimizando o trabalho de catalogação e, tendo uma linguagem única de informação a ser distribuída a seus utilizadores. Os seus módulos funcionam de forma integrado, desde a actividade de aquisição até o empréstimo. Actualizado constantemente e, é capaz de gerir qualquer tipo de documento atendendo a todos os tipos de bibliotecas.

O sistema alexandria é uma aplicação para gerir uma rede de bibliotecas, é um sistema integrado que trabalha com todos os SGBD’s disponíveis no mercado. Suas funções são modulares, integradas e abrangem as seguintes operações: catalogação, importação e exportação de registos MARC, cliente Z39.50 integrado e editor MARC, circulação, cadastro de utilizadores, empréstimo, devolução, renovação, multa e reservas. Gere políticas de pesquisa, emissão de relatórios de controlo de acervo estatísticos e permite criar relatórios para emissão de relatórios personalizados, emissão de etiquetas, controle de periódicos com gestão de assinaturas e colecções. A Sua principal característica é ser multiplataforma, ou seja, é compatível com qualquer sistema operativo e, pode numa só rede utilizar clientes em diferentes plataformas como Windows e Linux.

O sistema openLibris foi desenvolvido através de linguagens de programação para Web. Possui as principais características dos softwares utilizados pelas bibliotecas. As suas principais características são, os serviços de referência em ambiente digital e a criação de agentes de interface que sejam capazes de construir e, facilitar o caminho dos utilizadores no acesso à informação de que necessitam. Os seus principais módulos são funções de  automação das diversas rotinas administrativas e técnicas de uma biblioteca, módulos de biblioteca digital, módulo para os serviços de referência digital (síncronos e assíncronos).

Durante esta pesquisa concluiu-se que o Koha é o software que mais se adapta às necessidades de uma biblioteca universitária e pública e, por essa razão é utilizado por várias bibliotecas em diferentes países espalhados pelo mundo inteiro. Enquanto o software pergamum é o mais utilizado nas bibliotecas do Brasil. O koha foi o primeiro sistema para gestão de bibliotecas com código aberto e, é utilizado pelo Ministério das Finanças e da Administração Pública em Portugal.

O sistema aleph 500 é um software desenhado e desenvolvido para gestão de bibliotecas e centro de documentação. Integra quer Online Public Access Catalogs (OPAC), quer Common Command Language (CCL), fornecendo num mesmo sistema uma gestão completa e integrada da biblioteca e, uma base de dados de pesquisa e recuperação da informação em texto integral. Foi originalmente desenvolvido na Universidade Hebraica de Jerusalém28 por uma equipa de programadores, analistas e bibliotecários. É desenvolvido e comercializado exclusivamente pelo Ex Libris Ltd. Possui 8 módulos como WWW OPAC, GUI OPAC, inventário, catalogação, empréstimos, empréstimos EIB, aquisições e periódicos. Dos softwares analisados é o único utilizado nas bibliotecas em Portugal.

Enquanto o sistema minibiblio 2.0 foi criado principalmente com o objectivo de auxiliar na organização de pequenas bibliotecas pessoais e controlo de periódicos. Posto isto, este tipo de software não é aconselhável para bibliotecas de média e grande dimensão, sabendo que, não possui a maturidade suficiente nem as características necessárias para gestão de médias e grandes bibliotecas.

Em relação às semelhanças entre esses softwares (pergamum, alexandria, openLibris, Koha e aleph 500) têm a ver com as seguintes características apresentadas a seguir:
·         Utilizam o mesmo tipo de protocolo Z39.50;
·         São acedidos através do browser da internetInternet Explorer, Firefox;
·         Utilizam o mesmo tipo de formato de registos bibliográficos – MARC, UNIMARC;
·         São multiplataforma – Windows, Linux;
·         Utilizam o mesmo servidor Web e o mesmo sistemas de gestão de base de dados – Apache Server e SQL Server ou MYSQL;
·         Possuem arquitectura baseada no cliente/servidor com interface gráfica.

De um modo geral, cada um desses softwares possui vantagens e desvantagens e, cada um oferece um conjunto de características funcionais e não funcionais, que se enquadram na área de gestão documental e gestão de biblioteca, cabe a cada bibliotecário utilizá-los e adaptá-los às características e necessidades das bibliotecas onde são utilizados. E para terminar é importante referir que o melhor software para gestão de biblioteca, não é aquele cujas características gráficas são boas, mas sim aqueles que correspondem exactamente as necessidades fundamentais e gerais de uma biblioteca.


Sem comentários: