terça-feira, 4 de junho de 2013

Processo de Negócio (UML – Unified Modeling Language) ACTUALIZADO

UML – Unified Modeling Language

A linguagem UML foi apresentada publicamente pela primeira vez em Outubro de 1995. 
Em Novembro de 1997, a UML foi adoptada pelo OMG como uma linguagem de modelação padronizada e de livre utilização. Actualmente a UML está na versão 1.5 (OMG, 2003).
A utilização da linguagem UML na modelação de processos de negócio permite compreender melhor os mecanismos do negócio da organização, permitindo criar sistemas de informação adequados ao negócio, melhoria e novos conceitos de negócio.

Segundo (Mauro Nunes e O’Neill Henriques) - A UML é uma linguagem que utiliza uma notação padrão para especificar, construir, visualizar e documentar sistemas de informação orientados por objectos.
Enquanto para (BOOCH), “A linguagem UML proporciona uma forma padrão para a preparação de planos de projectos de sistemas, incluindo aspectos conceituais tais como processos de negócios e funções do sistema, além de itens concretos como as classes escritas em deter-minada linguagem de programação, esquemas de banco de dados e componentes de software reutilizáveis”.
Um modelo em UML é constituído por um conjunto de diagramas que representam características importantes de um sistema de informação. Em cada um destes diagramas são utilizados símbolos que representam os elementos que estão a ser modelados e linhas que relacionam esses elementos, sendo assim optei por apresentar uma breve explicação dos diagramas disponibilizados pelo UML:



Diagrama de Use Case - serve para identificar as fronteiras do sistema e descrever os serviços (use cases) que devem ser disponibilizados a cada um dos diversos utilizadores (actores).

Diagrama de Classes - através do qual descrevemos a estrutura de informação (classes e suas relações) que é utilizada no sistema.

Diagrama de Objectos - que pode ser utilizado para ilustrar um diagrama de classes com um exemplo concreto.

Diagrama de Sequência e Diagrama de Colaboração – servem para ilustrar como os objectos do sistema interagem para fornecer a funcionalidade do use case. Estes diagramas designam-se genericamente por Diagramas de Interacção.

Diagrama de Actividade - pode ser utilizado para descrever cada um dos use cases, realçando o encadeamento de actividades realizadas por cada um dos objectos do sistema, numa óptica de fluxo de trabalho (workflow).

Diagrama de Estados - que é utilizado para modelar comportamento dos objectos, isto é, descrever alterações nos valores de atributos dos objectos em resultado da ocorrência de certos eventos.

Diagrama de Componentes - utilizado para descrever a arquitectura da aplicação informática em termos de componentes de software.

Diagrama de Instalação (deployment) - permite descrever a arquitectura de equipamento informático utilizado e distribuição dos componentes da aplicação pelos elementos da arquitectura.

Sem comentários: