segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Arquitectura de Computador

Em suma existem dois tipos de memórias, a memória RAM e a memória ROM que juntas, compõem o que chamamos de memória principal.
RAM vêm do inglês Randon Acess Memory, que significa memória de acesso aleatório. É nesta memória que fica residente o programa que se deseja manipular, e é para onde são transferidos ou descartados dados trabalhados pelo processador. Enfim é a área de trabalho do usuário.
ROM vêm do inglês Read Only Memory (Memória somente para leitura). Nesta parte da memória está gravada parte do Sistema Operacional, além de mensagens do fabricante. Como o nome diz, não temos acesso a essa parte da memória, reservada apenas a instruções de funcionamento destinadas à máquina, além de eventuais mensagens dirigidas ao usuário. Embora são diferentes ambos são importantes uma vez que na sociedade em que vivemos oferecem ao usuário do computador um conjunto variado de formas de armazenar os seus dados. Em relação a memória cache concluímos que o processador e o disco rígido consultam a cache para a procura de dados assim como os navegadores da web sabendo que possui alto desempenho e é de acesso mais rápido. A cache é uma pequena quantidade de memória super rápida e cara, que serve para acelerar o desempenho da memória RAM (que por sua vez é maior, mais lenta e mais barata). Ela é necessária porque as memórias comuns não são suficientemente rápidas para os processadores modernos. No início do ano 2000, enquanto as memórias operavam com 100 ou 133 MHz, os processadores operavam com 400 MHz ou mais. No início de 2001, os processadores mais velozes operavam entre 1000 e 1500 MHz, mas as memórias mais rápidas operavam entre 200 e 400 MHz. A cache serve para suprir esta deficiência. Os dados são lidos da memória RAM e colocados na cache. O processador encontrará então na cache, os dados a serem processados e instruções a serem executadas. Se não existisse a cache o processador teria que trabalhar directamente com a memória RAM, que é muito lenta, o que prejudicaria bastante o seu desempenho.

Sem comentários: