terça-feira, 14 de maio de 2013

A Gestão do Conhecimento nas Organizações (Parte 3)

Papel de tecnologia de informação na gestão do conhecimento

Hoje em dia a massificação de TI é evidente, cada vez mais as empresas ou organizações usam TI como suporte de partilha do conhecimento e informação dentro e fora do seu ambiente de trabalho, sendo assim, gestão do conhecimento tem uma importância crescente para as organizações; e as tecnologias de informação e comunicação têm um papel fundamental no seu suporte. 

Então, qual é o papel desempenhado pelo TI e quais as ferramentas úteis para a gestão do conhecimento? Papel desempenhado pela TI: A tecnologia de informação tem como papel ajudar o desenvolvimento do conhecimento colectivo e de aprendizagem contínua, tornando mais fácil para as pessoas da organização partilharem conhecimento, idéias, perspectivas, problemas e soluções. 

As TI devem ser usadas para facilitar a troca de experiências e o trabalho de grupo e também para mapear e acompanhar a participação de cada um, por isso, de uma forma breve pode se dizer que TI desenpenha papel estratégico na organização. Permite gerir, identificar fontes internas e externas do conhecimento, modelar, arquivar, permite acesso , difusão, exploração e a interacção com o utilizador, sendo assim, tudo isto torna possível a gestão de conhecimento.

 Mas por outro lado as TI têm enfrentado actualmente muitos desafios como identificar, encontrar, desenvolver e implementar tecnologias e sistemas de informação que apoiem a comunicação organizacional e a troca de idéias e experiências, que facilitem e incentivem o diálogo das pessoas, a partcipação em grupos e em redes informais. 

O desafio para a área das TI passa a ser migrar de uma posição de suporte a processos para o suporte a competências. É preciso sair do patamar do processamento de transações , da integração da logística, do workflow e do comércio electrônico e agregar um perfil de construção de formas de comunicação, de conversação e aprendizagem on the job, de comunidades de trabalho e de estruturação e acesso às idéias e experiências, transformando os sistemas de informação convencionais em sistema de conhecimento. 

Para que tudo isso aconteça é preciso que as organizações tenham em conta três elementos fundamentais que irei descrever em baixo:

  • Nova arquitectura de informação: ou seja, é preciso incluir novas linguagens e categoria para identificar perfis e competências;
  • Nova arquitectura tecnológica: é preciso utilizar novas tecnologias que sejam abertas, mais sociaveis, de fácil utilização, flexiveis e que atendam às necessidades individuais e que sobretudo deêm mais poder aos utilizadores;
  • Nova arquitectura de aplicações: essas arquitecturas têm que ser orientadas para a solução e para a representação do conhecimento e não só para as transações e informações.

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