quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fecho do Capitulo Gestão do Conhecimento nas Organizações

Consideração Final

Em suma uma organização cuja produtividade deriva da utilização de dados, informação e do conhecimento, todos esses factores contribuem para o aumento da produtividade, aprendizagem organizacional e partilha do conhecimento. 

Sendo assim, pode dizer-se que existem duas abordagens para a gestão do conhecimento, uma que baseia no learning organizations - conhecimento explícito, paradigma das tecnologias, transferência do individual para o organizacional (perspectiva ocidental).

e outra que baseia na geração do conhecimento na empresa - conhecimento tácito, criação do conhecimento (modelo Japonês). 

Não podemos esquecer que a organização está sempre constituído por pessoas, por isso, é preciso valorizar essas pessoas detentor do conhecimento e transformar o conhecimento em valor da organização, é essa nova forma de ver as pessoas ou se quisermos a nova cultura organizacional que veio diferenciar o novo modelo do modelo antigo. 

Por outro lado, é importante referir que tendo em conta o ritmo de concorencia nas grandes cidades e sobretudo no seio do trabalho, que é preciso criar óptimas condições para um trabalhador desenvolver o seu trabalho num ambiente agradável, por isso, é importante realçar que o entretenimento assume hoje, cada vez mais, uma importância estrema quer nas nossas casas, quer nos locais de trabalho, contribuindo assim, neste ultimo caso para uma satisfação pessoal e colectiva dentro da organização, tendo como resultado último uma melhor relação com o local de trabalho assim como, uma maior produtividade. Sendo assim acho importante falar desta vertente que é o entretenimento.

Actualmente estamos em plena era digital, com novos formatos de dados a aparecer constantemente, sendo a Internet o veiculo principal da difusão desses novos formatos, e cuja globalização, assim como a massificação da Internet, veio tornar quase banal a partilha e a reprodução de ficheiros mp3, mp4, jogos, noticias, filmes, etc. Sendo assim, e não estando estas novas tecnologias limitadas aos lares, mas sim com uma adopção cada vez mais crescente dentro das organizações, é de estrema importância que as organizações utilizem o entretenimento como mais um factor de aumento de produção na organização e de motivação na área do trabalho.

Dada a importância da gestão do conhecimento no novo cenário competitivo global, as empresas que permanecerem presas às velhas formas de trabalho perderão mercado para as companhias que sairem na frente nessa nova tendência. (Karl M. Wiig) 

Partindo do pressuposto do Karl M. Wiig, isso mais uma vez, vem realçar a importância tanto de gestão de conhecimento como das novas tecnologias para a sobrevivência de qualquer organização tendo em conta a globalização e a competitividade entre as organizações. É preciso que as organizações estejam atentas à evolução do mercado, das novas tendências e sobretudo transformar essas informações em conhecimento e torná-lo acessível a toda a organização.

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