quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tecnologias de Integração ( EAI-Enterprise Application Integration)

2. EAI (Enterprise Application Integration)

EAI conjuga vário métodos, processos, ferramentas e tecnologias para proporcionar a corporação, ter sua base de sistemas heterogênea e mesmo assim integrada gerando informações rápidas e consistentes, com o objectivo de conter custos durante as mudanças de negócios, as indústrias de tecnologia frequentemente necessitam integrar suas aplicações com sistemas sob diferentes plataformas. Esta necessidade tem criado

um mercado conhecido actualmente como Mercado de Integração de Aplicações. Sendo assim o termo EAI refere-se a um conjunto de tecnologias ou meios computacionas e aos principios de arquitectura de sistemas utilizados no processo de integração de aplicações corporativas. Pois permitem a interacção entre sistemas hetereogêneos por meio da utlização de serviços.

EAI - Enterprise Application Integration permite a integração de novos softwares de aplicação, tais como ferramentas de middleware com softwares e aplicações existentes, os quais fornecem as funcionalidades que dão suporte aos processos de negócios da empresa.

EAI permite ainda conectar de forma eficiente através da empresa os mais variados sistemas e aplicações, permitindo à organização manter a liderança e responder às mudanças de mercado em tempo real e de forma clara.

                I. Características de EAI

  • Integração de aplicações, sistemas de informação e processos de negócio de uma empresa;
  • Integração com aplicações internas e externas da empresa que servem de suporte ao processo de negócio da mesma, como por exemplo processo financeiro, recursos humanos, dentre outros; 
  • Conjunto de ferramentas de análise e monitorização de processos em tempo real;
  • Permite integração de processos de negócios com diversas plataformas; Permite o movimento e a troca de informação entre diferentes tecnologias por meios da utilização de serviços.

Sem comentários: