sexta-feira, 24 de maio de 2013

Integração de Sistemas (BizTalk)

6. BizTalk


O BizTalk é um servidor desenvolvido pela Microsoft para integrar sistemas computacionais, desenvolver processos de negócios complexos e administrá-los de forma rápida, fácil e organizada.

O Biztalk é um servidor de gestão de processos empresariais (BPM), que permite às empresas automatizarem e optimizarem os seus processos empresariais. Inclui ferramentas poderosas e familiares para a concepção, desenvolvimento,implementação e gestão de processos. 

Comporta tudo aquilo de que necessita para uma fácil instalação de, ferramentas de gestão integradas, suporte para serviços Web e um novo portal de monitorização da actividade de negócio (BAM). Por outro lado, o BizTalk Server 2006 inclui 23 adaptadores de aplicações e de tecnologias para ligação a sistemas e a aplicações críticas de negócio (SAP, Siebel, PeopleSoft, Oracle e JD Edwards).

  • O cliente entra num site de uma loja virtual na internet e adquire um produto qualquer. Logo após a efectivação da compra é encaminhado para o BizTalk um documento (podendo ser um ficheiro de texto, XML, mensagem, etc.) contendo as informações do produto e do cliente.

  • Então o BizTalk analisa estas informações, valida se estão correctas e verifica no sistema de stock se existe a mercadoria. Em caso afirmativo, ele recebe uma resposta do sistema de stock e encaminha o pedido para o sistema de facturação que emite uma nota de compra e outra de transporte.

  • Depois que o sistema de facturação emitir a nota e facturar o produto o BizTalk recebe outra resposta com as informações da nota de transporte e encaminha para o sistema de entrega, que por sua vez irá enviar um pedido de entrega para a empresa de transporte, que no fim irá entregar o produto na casa do cliente. 

O papel do BizTalk é ser o maestro deste processo, toda a lógica de negócio está dentro dele, além do fluxo de informações e as interfaces com cada sistema que são necessárias. Cada seta do caso acima pode ser um padrão de comunicação como ficheiros de textos ou XML, protocolos de comunicação como HTTP, FTP, MSMQ, SMTP, POP3, entre outros.

Sem comentários: